terça-feira, 12 de maio de 2015

Mary Poppins - Livro






Lembro de quando era criança e adorava assistir os filmes da Disney (confesso que ainda essa paixão vive dentro de mim rs), um dos que marcaram minha infância foi Mary Poppins. Eu ficava encantada com as músicas, a magia do longa metragem e  desejava (ainda desejo..) desesperadamente ter uma bolsa igual a dela!

Recentemente estava procurando um livro e me deparei com essa edição especial da Cosac Naify. A editora fez uma pesquisa para republicar títulos e Mary Poppins apareceu de uma forma muito natural pois acabou sendo lançado em comemoração aos 80 anos da publicação do romance e aos 50 anos anos da adaptação para o cinema.
Essa edição está muito linda! <3 convidaram o estilista Ronaldo Fraga para ilustração, que aparentemente não havia assistido o filme nem lido o livro antes, então sua ilustração não teve influencia do filme, apenas de sua imaginação que foi submetida durante a primeira leitura para o trabalho de arte.








Após passadas no papel a caneta, as ilustrações foram mandadas para uma bordadeira que reproduziu as imagens bordadas em tecidos deixando o detalhe da linha de arremate ( que normalmente ficam escondidas atrás do bordado) soltas na frente, tudo isso para dar impressão de um universo mais lúdico, dessa personagem mágica dando um efeito de movimento aos desenhos, ressaltando os ventos que trazem e levam Mary Poppins. Depois do trabalho ser bordado, os tecidos foram fotografados em estúdios e as imagens foram tratadas para dar a impressão de serem bordadas no próprio papel do livro. Um diferencial desse trabalho também é a lombada do livro,  ela é exposta e bordada, ao abrir o livro para leitura, ele se abre por completo, dá até um pouquinho de medo dele se desfazer em suas mãos rsrs, mas é super resistente. Essa particularidade reforça ainda mais a ideia de movimento.






A edição especial vem com uma luva com alças dobráveis, dando o formato de bolsa. A foto abaixo é do meu livro, E também tem a versão normal que também é  muito linda com a capa rosa com barquinhos brancos, nuvens e estrelas cadentes, os dois possuem a lombada bordada.











A história se passa na rua Cherry Tree Lane no número 17 onde mora a família Banks (Sr Banks, Sra Banks, Jane, Michael e os gêmeos Jhon e Bábara), eles precisam de uma babá, é quando surge o vento leste que traz Mary Poppins, uma mulher direta, misteriosa, exigente, prática, um pouco mau humorada e muito vaidosa. Cada capítulo do livro é centrado em um personagem curioso e ao longo da história as crianças vão vivendo uma nova aventura.










O livro é um pouco diferente do filme, Mary Poppins no livro é mais séria, existem várias passagens do texto que ressaltam sua vaidade, como ficar admirando seu próprio reflexo em vitrine, ela não usa magia o tempo todo e quando usa sempre nega no final, mas a magia está presente em todo livro e vai ficando cada vez mais evidente no decorrer da história até que no final toma conta do ambiente. Existem vários personagens que não são citados no filme (como os bebês gêmeos Jhon e Bárbara) e  personagens que tem enfase no filme não tem tanta participação no livro (ex: Bert).
Gostei muito do livro, ele nos leva a um mundo louco porém encantador, adorei conhecer a Mary Poppins na versão da autora P. L. Travers que acredito que seja pouco conhecida aqui no Brasil.
Depois que li o livro me deu muita vontade de assistir os filmes Mary Poppins e Saving Mr Banks, filme bibliográfico que relata a trajetória da produção cinematográfica de Mary Poppins produzida por Walt Disney. 

Bom...é isso que tenho para contar por hoje...espero que tenham gostado...Vou deixar o link para quem quiser comprar os livros pela internet.

Bisous

Livro edição simples clique aqui
Livro edição especial clique aqui
DVD Mary Poppis clique aqui
DVD Saving Mr Banks clique aqui
CD Saving Mrs Banks clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...