quinta-feira, 4 de junho de 2015

Erva de gato e Grama de gato






Hoje eu vim falar sobre duas plantas popularmente conhecidas como erva-dos-gatos e grama dos gatos. Sobre a grama de gato não tenho muito o que falar, mas achei bastante curiosidades sobre a famosa erva-dos-gatos.


Dactylis glomerata: popularmente conhecida como grama dos gatos é uma gramínea perene, que auxilia na digestão e na remoção de bolas de pelo (que sinceramente não sei porque tem esse nome, pois não se parece nada com uma bola.. gente... de verdade...eu fiquei muito decepcionada na primeira vez que vi uma bola de pelo na vida). 
Eu comprei um pacotinho com sementes, sua germinação é de aproximadamente 5 a 10 dias, podem chegar até 30cm de altura, seu cultivo é fácil e pode ser cultivada em canteiros ou em vasos.
Bom... minha habilidade com plantas é ZERO! Espero que seja fácil mesmo de ser cultivada... Se eu conseguir, qualquer um consegue o/




Nepeta cataria: popularmente conhecida como erva-dos-gatos e cat nip, é uma planta perene do tipo arbusto com floração lilás,  pode chagar a 40-60cm de altura, considerada uma erva medicinal, utilizada para efeitos antisséptico, adstringente, antitussígeno, anti-asmática, anti-térmica,analgésica, diurética. 
Em 1960 foi utilizada no lugar da maconha, essa planta já foi utilizada antigamente para tratar de dores de cabeça, problema nervoso, histeria e insanidade. Há estudos na veterinária sobre a ação anti-inflamatória que essa planta possui. 
A Nepeta cataria  exala um óleo aromático (Neptalactone) como mecanismo de defesa para espantar insetos (alguns estudos relatam que repele barata. Quanto mais agredida a planta, maior é seu odor), porém esse aroma atraem felinos doméstico e selvagens como leão, puma e onça estimulando seus instintos predadores. 
Nem todos felinos respondem a erva de gato, essa resposta está relacionada a uma herança genética, essa teoria seria uma explicação do porque os tigres não respondem a planta. 
O órgão responsável pela sensibilidade a Nepetalactone é o órgão de Jacobson ou vomeronasal, que é um órgão olfatório que detecta feromônios e outros compostos químicos.  
Gatos na idade reprodutiva são mais sensíveis que jovens. Felinos com menos de 8 semanas não respondem muito bem pois seu comportamento padrão não está totalmente desenvolvido, sendo expresso por completo aos 3 meses de idade, e os machos reagem mais que as fêmeas. 
Depois de ficarem agitados, brincalhões, esses felinos entram em um sono profundo.
Esta planta pode ser utilizada para controle do stress felino (calmante), ou como educadora, por exemplo esfregando a planta no arranhador, assim ele irá afiar suas unhas no brinquedo ao invés do seu sofá. A planta não possui efeitos tóxicos,
nem dependência física ou química.
Necessitam de boa irrigação desde a germinação das sementes até as primeiras semanas de vida e precisam de luz solar. Após adulta, não toleram água em excesso e necessitam de iluminação com períodos incidência de sol direto.
Uma vez plantei essa erva em um vaso pequeno, mas o Shoyu acabou derrubando o vaso enquanto amava a erva, a planta se espatifou no chão, o vaso quebrou e depois disso a a plantinha morreu :(
Agora comprei sementes novas e espero em breve planta-las para meu bichano pelancudo abaixo que amo tanto!




- Comprei as sementes em uma floricultura no Mercadão de Mogi das Cruzes. acho que paguei R$1,50 em cada pacote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...