quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Um Pouquinho sobre Comportamento Felino =^.^= Parte 1



Amoo Felinos! Não é à toa que o blog chama Chat (gato em francês, se pronuncia chá) Preto =^.^= <3 

Acho os gatos ótimos bichinhos de companhia, são divertidos, engraçados, carinhosos, brincalhões...
Mas ainda existe muito preconceito. Muitos falam que preferem cães, que gatos são independentes, não são carinhosos, não ligam para o dono...

Não fico brava por alguém preferir um cão do que um gato, pelo contrário, respeito a opinião de cada um, mas fico chateada quando pessoas falam mal sobre gatos sem ao menos conhecer um pouco sobre eles. 

Por que o homem tem a mania de falar mal de coisas que nem ao menos conhece? Poderia pelo menos menos falar: gosto de cães, a respeito dos gatos não tenho experiencia, acho que não iria me adaptar, ou algo do tipo, não simplesmente falar mal.

Para ser sincera, antes eu não era muito chegada em gatos, gostava de dar carinho nos gatos da minha tia, mas nunca pensei que um dia teria um, sempre pensei que teria só cachorros. Só fui entender o que é ter um gato quando eu tive meu primeiro gatinho <3 Desde então sou apaixonada por eles =^.^= Por isso eu digo, não os jugue antes de conhece-los.

Esse post é para falar um pouquinho sobre o comportamento felino para pessoas que tem gato em casa, para quem pretende ter um ou simplesmente para qualquer um poder entender um pouquinho mais sobre seu comportamento.
Vou dividir esse post em partes para não ficar muito longo e cansativo. 
Então vamos lá! o/ 

A domesticação do gato é mais recente que a do cão acredita-se que a domesticação do gato ocorreu pelo menos há aproximadamente 11 mil e 500 anos, enquanto a do cão está entre 27 a 40 mil anos!. 


Curiosidade: Foi encontrado um fóssil de 9.500 a.C na ilha de Cipre, de um homem enterrado junto com um felino. Cientistas afirmam que nessa época, não havia felinos nativos nessa ilha, então chegaram a conclusão que o felino provavelmente era o animal de estimação do homem. Esse é o mais antigo fóssil que comprova a amizade entre o homem e o felino.
Na pré história, quando o homem começou a plantar, estocava seu alimento em cavernas o que atraia roedores, e para resolver esse problema acabavam introduzindo felinos dentro dessas cavernas para caça-los. Já os caninos viviam mais próximos do homem, de início comiam os restos da caça do homem e depois ajudavam na caça. talvez seja por isso que os cães são mais próximos do homem por causa da história, o canino está mais familiarizado com a presença humana e não porque o gato não gosta do homem.

Por causa de sua domesticação mais recente fique ciente: o gato não vai abrir mão de seu comportamento selvagem. Ele adora caçar pequenas presas. Sim! ele pode comer sua caça o que inclui insetos como  barata por exemple, lagartixas, roedores... E ainda pode te presentear com sua caça rsrs já recebi algumas lagartixas, ultimamente a barata está em alta aqui em casa como presente...
Mesmo oferecendo uma alimentação bem balanceada uma ração super premio, seu bichano pode querer comer suas pequenas caças.





Eles tem hábitos crepusculares. Suas brincadeiras geralmente são curtas, mas frequentes. São animais ágeis, ativos, alerta, exploradores e inteligentes.
Gostam de objetos novos, se for confortável podem até dormir, por exemplo se tiver uma mala, o gato vai ficar curioso, vai entrar na mala e pode até acabar dormindo nela.




Ele vê um mundo diferente do seu...
A  audição de um gato é muito melhor que a sua. Enquanto a frequência de audição do humano é de 20-30 mil Hz, do felino é de 20-78 mil Hz!



Seu campo visual tem maior capacidade de captar luz, existe uma estrutura chamada tapete lúcido que  é capaz de refletir a luz que entra nos olhos melhorando a visão noturna, por isso felinos tem os olhos brilhantes no escuro. Não são olhos alucinógenos rs


O tapete lúcido reflete a luz captada pelo olho capacitando uma visão noturna mais eficiente. Os olhos brilhantes é a luz refletida no tapete lúcido.

Eles enxergam muito bem de longe, mas sua visão muito próxima não é tão boa. Alguns gatos tiram a ração do prato e colocam no chão para comer para poder ver o alimento melhor, outros molham a patinha no pote de água antes de beber.

Seu olfato conta com 45-80 milhões de células sensitivas receptoras contra seus 5 milhões de células sensitivas. 
O felino possui o órgão de jacobson que permite a captação de moléculas de ferormônios. Então se você entrar em contato com outro animal ou pessoa e chegar em casa o gato vai detectar o cheiro! Vai ficar curioso, dependendo se você encontrou com alguém que ele não gosta, pode  até ficar nervoso ao detectar o odor.


 
O cheiro é muio importante para o felino, existem odores que o deixam estressados como o odores cítricos (limão, laranja..) por exemplo. Mas também há odores que o deixam mais calmos, felizes como o ferormônio sintético ou a erva de gato (tem post no blog sobre a erva de gato) que pode ser encontrado no mercado de pet shop. 



Então antes de falar que o gato é doido que ele ataca do nada ou que ele ataca o nada, que se assusta com tudo, pense que ele percebe muito mais coisas que você, pois seus sentidos são muito melhores que o seu. Então ele vê coisas que você não vê, escuta o que você não consegue escutar e tem o olfato muito melhor e mais sensível que o seu!
Felinos são ágeis, ficam em alerta no ambiente, não o distraia.
As vezes o gato já está atento em algo que está acontecendo ao seu redor e você se aproxima dele e o distrai, nesse momento ele pode ficar confuso, pois você acabou de redirecionar a atenção dele e sem querer pode acabar te atacando, não necessariamente para machucar, mas você o assustou e ele respondeu apenas dando um salto para se defender.


Por hoje é só. Espero que as informações tenham sido úteis. outro dia volto para contar um pouquinho mais sobre gatos.
Beijos

2 comentários:

  1. Também tenho uma gata, no nome dela é Bastet (sim, que nem a Deusa egipcia dos gatos!) e a amo tanto. Eu confesso que tinha esses preconceitos e preferia os cachorros, mas isso foi antes de ter ela. Ela é tão fofa, bagunceira e tem sido a minha companheira. Ainda é uma filhotinha de três meses, mas tá ficando tão grande que me espanto com a rapidez. :D Adorei a postagem. Sério, realmente. J'aime les chats <3
    Também tenho um blog, se quiser dar uma olhada: http://ateliededevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal Samara! Adorei o nome da sua gatinha^^ A Bastet é bem novinha, você ainda vai se divertir muito com ela <3
    Fico feliz em saber que gostou do post, a opinião de outras pessoas é muito importante para o blog. Acho que vão ter mais dois post para terminar o assunto do comportamento felino, ainda estou escrevendo...
    Com certeza vou visitar seu blog o/
    beijos para você e e a Bastet

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...