sexta-feira, 6 de maio de 2016

Gato, Insuficiência Renal





Olá
Não sei se vocês sabem...mas uma das doenças que mais acometem gatos é a insuficiência renal.
Felinos são muito mais acometidos que cães. E porque isso ocorre?
Eu vim falar um pouquinho sobre o assunto, não vou entrar em muitos detalhes, é só uma curiosidade. 

Os antepassados dos gatos domésticos eram animais de deserto, então não tinham muita oferta de água e para se adaptarem ao ambiente, precisaram desenvolver um mecanismo para lidar com essa situação, e o que ajudou foi concentrar a urina, para economizar água, o que acaba sobrecarregando a função renal, porém para eles isso era uma vantagem, foi o que possibilitou sua sobrevivência.



Os gatos domésticos herdaram essa característica de seus antepassados, com o surgimento do homem e a procura de animais de estimação a evolução ocorre de uma forma diferente da seleção natural e seu organismo não tem muito tempo para se adaptarem aos novas condições.

Os felinos também são animais digamos..exigentes rsrs gostam de água fresca e o local onde aguá está disposta também é importante.
É interessante sempre colocar mais de um pote de água para seu bichano, de preferência não muito perto da caixa de areia. Não só o pote de água é interessante ter mais de um, mas qualquer objeto para o felino, pelo menos ter a quantidade de gatos + 1. Por exemplo se eu tenho 3 gatos, pelo menos tenho que ter 4 potes de água, 4 caixas de areia... 
A ingestão de água vai ajudar o rim a trabalhar melhor. Se o gato ingere mais água, vai ter mais fluido corporal, o rim não vai precisar concentrar tando a urina, tendo mais líquido, seu animal não corre risco de ficar desidratado.



A insuficiência renal crônica não tem cura! Só tratamento paliativo.
Através da fluidoterapia, você hidrata o paciente, aumenta o fluido intravenoso, estimulando maior aporte de sangue para o rim, o que vai levar mais nutriente e mais oxigênio na tentativa de auxiliar o órgão a poder trabalhar melhor.



Mas tudo com muito cuidado para não hiper-hidratar o paciente, não elevar demais a pressão...Alguns fazem até hemodiálise, é um tratamento longo e custoso, para tentar tirar o paciente da fase crítica e manter o tratamento em casa com dietas específicas e estimular a ingestão de líquido.
Felinos adoram água corrente e limpa, por isso muitos adoram beber água da torneira. uma opção é por uma fonte em casa. Existem fontes para animais de estimação em lojas de pet shop.

Mais uma vez queria dizer que este post é mais como curiosidade mesmo, um resumo de um assunto muito amplo e complexo.
É mais um aviso para quem tem gato ou quer ter, ficar atendo. Falo isso porque tenho um, e me preocupo com sua saúde, acho válido qualquer dica para poder cuidar melhor dele^^
Muitos proprietário não percebem que o gato está emagrecendo, ficando desidratado, diminuindo o apetite, ou até mesmo ingerindo mais água e urinando mais. E quando o paciente vai apresentar manifestações clínicas mais evidentes pode ser que seja tarde de mais...Se seu bichano é idoso, talvez seja interessante fazer exames de check-up. Se a gente faz todo ano ou até mais vezes, porque nos nossos bichinhos seria diferente?
Então qualquer dúvida, converse com o Médico Veterinário, ele vai poder orientar melhor.


- Post sobre comportamento felino do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...