terça-feira, 16 de agosto de 2016

Cara de um, Focinho do outro




Recentemente li o livro Cara de um, Focinho de outro do Mestre Veterinário Marcos Fernandes.
Eu não conhecia o livro, o que me chamou a atenção foi a capa...tem um BEAGLE! (para quem não sabe, sou APAIXONADA por beagle <3). 
Muitos falam que não se deve julgar o livro pela capa... rsrs  
Para mim a capa é uma das coisas que me chama atenção para comprar, é uma forma de apresentação do produto. Quando li a sinopse do livro, fiquei com mais vontade de ler ainda.



Comprei o livro na banca-livraria (sei lá como se chama rs) do terminal rodoviário Tietê, mas está disponível em qualquer livraria.

O livro fala sobre a relação do homem com os animais de estimação que cada vez mais se torna mais intensa essa conexão de amor, carinho, companheirismo.
Se você tem um animal de estimação deve saber como essa ligação é forte <3 Eles já fazem parte da família e muitas vezes o companheiro de 4 patas parece ser igual ao seu tutor, cara de um, focinho do outro. 

Será que na hora de escolher um companheiro a gente escolhe inconscientemente aquele que mais se aparece com a gente? Será que nossas atitudes comportamentais são transferidas para nossos bichinhos? 





O autor do livro conta suas experiencias na clínica veterinária com seus pacientes e os tutores e através de estudos e pesquisas tenta explicar um pouco sobre essa relação entre tutor e animal de companhia. Fala um pouco sobre a evolução dessa relação e aborta a teoria dos Campos morfogenéticos.

 " Campos mórficos são laços afetivos entre pessoas e grupos de animais. Não é algo fisiológico, mas afetivo."

O livro é uma apresentação sobre o questionamento de tentar buscar o novo, de tentar entender melhor sobre psicanálise, sair um pouco do convencional e tentar buscar explicações para essa relação, não apenas se conformar achando que é só coincidência que um animal de estimação se assemelhe ao seu tutor ou das situações que parece que o animal tenta avisar algo ao tutor ou parece compartilhar dos mesmos sentimentos.

É um livro fácil e rápido de ser lido. As letras são grandes, tem imagens, mas gostei do assunto, foi uma coisa diferente, eu queria que fosse um pouco mais profundo sobre comportamento, mas esse não é foco do livro, o livro é só para apresentar um tema muito amplo e tentar despertar curiosidade do leitor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...