sexta-feira, 2 de junho de 2017

Benefícios da Argila Braca



Ultimamente estou tentando cuidar melhor da minha pele. Quem acompanha o blog, viu que teve uma fase em que eu estava louca para aprender a me maquiar. Nessa época comprei várias maquiagens, mas com o tempo fui percebendo que não adianta nada se esconder atrás da maquiagem se a sua pele não está saudável...na verdade, acho que quando sua pele não está boa, não há maquiagem que resolva. 
Adoro maquiagem, ainda quero aprender a me maquiar, acho incrível o poder da maquiagem, de fazer você se sentir mais bonita e elevar sua autoestima, mas sou VICIADA mesmo em produtos de beleza de tratamento e cuidados com a pele...
Adoro o início do dia e o final que são os momentos em que consigo cuidar da minha pele, lavar o rosto, tonificar, hidratar...são os momentos onde eu relaxo e me sinto bem. (Vai ver me sinto bem porque fico na expectativa de que um dia eu fique bonita rsrs, mas são só expectativas rsrs, esse dia nunca chegou rsrsrs). 

Adoro testar produtos novos e uma das coisas que gostei bastante foi a máscara de argila. Gostei tanto que virou rotina, uso uma vez por semana. 

Comprei 2 tipos de argila, hoje vou falar um pouco sobre a argila branca e em um próximo post comento sobre a argila verde.

A argila é um material natural, terroso, de granulação fina que quando entra em contato com a água apresenta plasticidade proporcionando partículas minúsculas que contribuem para a adsorção. Existem diferentes tipos de argila, cada argila possui sua particularidade no que se diz respeito aos fins terapêuticos, as cores são fatores contribuintes para esta diferenciação. 

A argila é utilizada há muito tempo para fins estéticos e medicinais. Há relatos que os egípcios e os gregos utilizavam a argila para limpeza e tratamento da pele.

A argila branca é uma das mais utilizadas no tratamento estético, é também a mais leve dentre todos os tipos de argila. Ela possui pH próximo da pele, seus principais benefícios são absorver a oleosidade da pele sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo.

Na Argila Branca pode-se encontrar os seguintes componentes : alumínio (Al) - CFC; óxido de magnésio (MgO) – HC; óxido de cálcio (CaO) – CFC; enxofre (S) – ortorrômbica; ferro (Fe) – CCC; boro (B) – romboédrica; potássio (K) – CCC; cálcio (Ca++)– CFC; silício (Si) – cúbica; e óxido de enxofre (SO3) – ortorrômbica.

O alumínio, possui efeito clareador, sendo ideal para peles sensíveis, lesões primárias, como máculas consideradas manchas senis.

O enxofre possui propriedades antimicrobianas e queratolótica, atuam sobre os queratinócitos, dissolvendo as formações queratínicas, atuando no desaparecimento das calosidades e cicatrizes.

O silício tem importante função no estimulo da produção de colágeno e elastina na pele, conferindo firmeza e tonicidade da pele. Tem ação antioxidante, protegendo as células cutâneas, atua sobre o sistema de auto-hidratação da pele, auxiliando na retenção do teor hídrico das células cutâneas e permite a recuperação da capacidade de defesa natural da pele, afetada pela exposição a radiação Ultra Violeta (UV).

O Cálcio é empregado para possibilitar a contração e relaxamento muscular, na regulagem e permeabilidade celular e na transmissão de impulsos nervosos

A argila branca promove efeitos eficazes na suavização de rugas, linhas de expressão e manchas causadas pela exposição excessiva ao sol, nutre a pele tendo efeito depurativo, higienizante, descongestionante, tensor suave e revitalizante, é mais indicada para esfoliação facial por conter grânulos irregulares e arredondados.  
Não notei que a argila clareou minhas manchas na pele, mas achei que acalma a pele, ilumina e deixa macia.  

Para fazer a máscara eu comprei argila em pó e misturo uma pequena quantidade de soro fisiológico ou água na argila até ficar uma mistura homogênea e aplico no rosto com um pincel. Deixo agir por 20 minutos e depois lavo o rosto.


Hahaha, fiquei com preguiça de tirar foto do processo de passar a máscara, então fiz um desenho para ilustrar rsrs, por isso está tudo torto. 
Comprei o pacote de argila em uma loja de produtos naturais, comprei da marca Panizza, a embalagem tem fecho hermético (acho que é assim o nome do fecho...), tipo aqueles saquinhos de comida com fecho zip rsrs, então dá para usar e guardar o produto direitinho sem fazer muita sujeira. Paguei R$16,50 na embalagem e dura bastante!
Bom por hoje é isso, mas depois volto para falar um tico sobre a argila verde.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...